Vestígios de um Flâneur

Share this post

Psicodelia nos vídeos relacionados do YouTube

gustavodutra.substack.com

Psicodelia nos vídeos relacionados do YouTube

Me inspiro muito em música. Essa semana escutei um álbum que adoro e me deu vontade de escrever.

Gustavo Dutra
Feb 14
2
Share this post

Psicodelia nos vídeos relacionados do YouTube

gustavodutra.substack.com
purple yellow and green abstract painting
Photo by Raimond Klavins on Unsplash

Me inspiro muito em música. Essa semana escutei um álbum que adoro e me deu vontade de escrever. Sou muito fã do que foi produzido nos anos 70 no Brasil. As letras, as melodias, os arranjos, tudo me encanta.

Um dos meus hobbies, inclusive, é ir clicando infinitamente nos vídeos relacionados do Youtube. Escolho pela capa e pelo nome da banda. Sempre começo em um álbum que já conheço, como, no caso, o álbum que mencionei, que se chama o Nascimento, da banda o “Perfume Azul do Sol”.

A melhor faixa é “Pé de Ingazeira”. O eu-lírico da letra conta que cortaram um pé de ingá que ficava no fundo do quintal da sua casa. Mas, em compensação, uma outra árvore nascera em seu coração. E aí vem o refrão: “ninguém derruba, não/ ninguém derruba, não/ o pé de ingazeira dentro do meu coração”.

Fico bobo com essa música, pois, nos fundos do condomínio que morei quando criança, havia um pé de ingá onde eu e alguns amigos passávamos a tarde colhendo as vagens para depois lavar, dividir e então comer. Era uma aventura.

Quintal de Clorofila é outra banda que gosto. O álbum “Os mistérios dos quintais” contém músicas de letras lindas, como a primeira faixa, “As alamedas”, e mais adiante a “Balada da Ausência”. São letras que se sustentam como poemas, apesar de terem mais força poética musicadas.

O mais interessante dessa época é que não se preocupavam com o vocal perfeito, afinado à forma europeia. A música continha mais texturas e mais diversidade do que hoje. Exemplos do que quero dizer estão no álbum “Pão com Manteiga” da banda homônima, que remonta a lenda do Rei Artur com temas mais atuais à época, sendo a melhor faixa “Micróbio no Universo”. Título, inclusive, que me lembra de “Para Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina”, do Nei Lisboa, que ao falar sobre viagem intergaláctica, também expõe a fome e a miséria na face da Terra.

Muitas bandas e autores foram apagados. Walter Franco, por exemplo, gravou um álbum chamado “Revolver” cheio de músicas para poemas concretos. Jorge Mautner, Jards Macalé e Arrigo Barnabé possuem um jeito tão específico de cantar, uma autenticidade que hoje não vemos mais tanto por aí.

Dependendo a quem mostro estas músicas, não demora muito para os considerarem loucos, desafinados ou que não levavam a música a sério. Essa sensação me interessa muito: algo tão bem feito tecnicamente, mas de uma maneira que gere estranhamento e pareça de baixa qualidade. Rogério Skylab é mestre nisso.

Há também famosos nessa encrenca: Clube de Esquina, Novos Baianos, Gal Costa, Secos e Molhados, Serguei… Tem também o emblemático Zé Ramalho. Ele gravou um disco entitulado Paêbirú — que era o nome do caminho construído pelos indígenas Guarani e que ligava Santa Catarina a Machu Picchu — com participação de Lula Cortês, o cara que introduziu a cítara, instrumento indiano de cordas, na música brasileira.

Para amarrar Paebirú com o começo do texto, fica o registro de que foi produzido após comerem cogumelos alucinógenos — o trem azul com o Sol na cabeça, do Clube de Esquina —, em cima da Pedra do Ingá. Especificamente sobre Lula Cortês, seu melhor álbum se chama Satwa e tem participação do Lailson. E por aí vai. Poderia desdobrar mais inúmeros álbuns e canções, mas, por hoje, melhor parar por aqui.

Deixo duas indicações para quem quiser ler mais sobre o rock psicodélico no Brasil. Uma é o livro Lindo Sonho Delirante Vol 1: um projeto muito legal que reuniu 100 capas de discos de 68 a 75 e a história de cada um. O livro é de 2016 que consegui por ter ajudado o projeto no financiamento coletivo no Catarse. Agora, se encontra esgotado, mas deve existir em algum sebo por aí. A segunda dica é o canal do Henrique Beira no YouTube, há inúmeros álbuns para explorar, seja pelo nome da banda ou a capa. Clica em algum e boa viagem pelos vídeos relacionados.

Share this post

Psicodelia nos vídeos relacionados do YouTube

gustavodutra.substack.com
Comments
TopNew

No posts

Ready for more?

© 2023 Gustavo Dutra
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing